27.11.06

esc09

Ensino, Ciência e Ideologia
Segundo o velho método bem conhecido, podemos dividir todo o domínio do conhecimento em três grandes seções.
A primeira abrange todas as ciências que se ocupam da natureza inanimada, que são tratadas matemáticamente:matemática, astronomia, mecânica, física e química.Poderíamos dizer que determinados resultados destas ciências são verdades eternas, e até definitivas em última análise.Mas isso está longe de ser verdade em relação a todos os resultados. Adeus estado virginal de legitimidade absoluta, de inatacável demonstração em que encontrava tudo o que era matemático! O caso é ainda pior no campo da astronomia e da mecânica, e na física e na química.
Abriu-se o reino das controvérsias e chegamos ao ponto em que a maior parte das pessoas utilizam o cálculo diferencial ou integral não por saberem o que fazer, mas sim por fé pura, porque até aqui os resultados foram sempre exatos.
A segunda classe de ciências é a que engloba o estudo dos organismos vivos;Neste domínio desenvolve-se tal diversidade de relações recíprocas e causalidades que não só cada questão resolvida suscita uma quantidade inumerável de novas questões, como também cada questão individual só pode ser resolvida ? por meio de uma série de pesquisas que exigem muitas vezes séculos.
O terceiro grupo de ciências, as ciências históricas, que estudam na sua sucessão histórica e no seu resultado presente as condições de vida dos homens, as relações sociais, as formas de Direito e do Estado com sua superestrutura ideal baseada na filosofia, na religião, na arte,...No domínio da história da Humanidade, a nossa ciência está ainda muito mais atrasada do que no domínio da biologia.
Ora, é digno de menção que seja precisamente neste domínio que encontramos com maior freqüência as verdades ditas eternas, as verdades definitivas em última análise. É o "nascimento do profeta", o dono das verdades eternas, a justiça eterna.Mas diga-se, como todos os profetas, não examinam nem apreciam as coisa de um ponto de vista científico e crítico.
Poderíamos mencionar ainda as ciências que estudam as leis do pensamento humano: a lógica e a dialética. Mas, também, aí as perspectivas não seriam melhores para as verdades eternas. A dialética propriamente dita, declara o Sr. Dühring, é um puro contra-senso e os numerosos livros que foram ou serão ainda serão escritos acerca da lógica provam suficentemente que aí as verdades definitivas em última análise estão muito mais disseminadas do que muitos julgam.

1 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Carla

O comentário desta atividade está lá no blog colaborativo.

Como estás indo na recuperação das demais atividades?

Me preocupam os foruns e atividades em grupo.
abraço,
Suana

30 dezembro, 2006 22:24

 

Postar um comentário

<< Home