28.4.10

Pr´tica e Teoria se misturam.

Na semana do dia 12 a 16 de abril, um fato me deixou contente; Como estivemos (eu e meus alunos) fazendo muitos joguinhos do alfabeto móvel e recortes de gravuras diversas; então aproveitei, em casa e, fiz os jogos das letras faltando/com os desenhos ao lado; então deixei disponível no "canto dos jogos" os mesmos, são em torno do 30 cartelas com 4 desenhos em cada, para colocar as letras (alfabeto móvel) que estão demarcadas com um traço. Um aluno que está com dificuldade na escrita e leitura me perguntou?
__ Professora, eu quero levar estes jogos para casa e, te trago amanhã, posso?
Disse que podia levar, então ele está levando quase todos os dias e, segundo ele...estudando. Agora, nesta semana ele já vai levar as pequenas histórias que já lemos e, estão em forma do lúdico; que são cartelas com uma gravura, a parte da história e, contém um parágrafo para eles ordenar palavras. Por si só ele já está querendo outro desafio, é uma construção, quem sabe as etapas estão sendo alcançadas e, pelo que "investigo" há capacidade assim de sair da etapa de nível silábico para alfabético.
Na síntese do livro" Psicogênese da Lingua Escrita" - Picetti, Jaqueline Santos; me detive neste parágrafo, que me chamou a atenção:
"O progresso no conhecimento ocorre através de um conflito cognitivo, isto é, quando na presença de um conhecimento (objeto) não assimilável o sujeito sente-se forçado a modificar os seus esquemas assimiladores. O sujeito necessita realizar um esforço de acomodação que tenda a incorporar o que resultava inassimilável. ..."

Marcadores: