12.6.10

Relexão da semana

REFLEXÕES SOBRE A SEMANA DE 31 DE MAIO A 2 DE JUNHO

O centro de interesse de meus alunos se voltou para os animais, isto devido, principalmente, a volta que damos pelas redondezas da escola, onde os alunos tiveram a emoção triste de verem tantos animaizinhos soltos e, sem cuidados, a indignação foi grande e, na sala o debate surgiu em torno dos cuidados que devemos ter com os animais. Muitos dos trabalhos de meus alunos precisam ser divulgados para que a interlocução aconteça de forma mais ampla e, que meus alunos, individualmente, ou no coletivo, possam se sentirem "autores" do conhecimento. Então estarei esta semana com o propósito de fazermos um blog para a nossa turma; no qual os trabalhos tão significativos para todos irão ser expostos para um contigente maior de pessoas verem o quanto os meus alunos são realmente criativos e capazes. OBSERVAÇÃO: O blog estará para ser feito em nome de toda nossa escola, então, esperaremos até o dia da entrega dos boletins (01/06/10) para pedirmos as autorizações dos pais dos alunos, na divugação de imagens, para ser possível a formação do BLOG. Aguardamos com muitos trabalhos para serem divulgados, vai ser muito legal. Repito, O INTERESSE DE MEUS ALUNOS voltou-se para ANIMAIS, então, surgem dúvidas e certezas sobre este amplo tema em que, muito a pesquisa (busca de conhecimentos), as experiências com os bichinhos de estimação (conhecimentos prévios) vão sendo relatadas, formando um tema amplo e que, com certeza, levaremos mais tempo para construir conhecimentos.
Conforme : Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena nos deixam no Artigo: Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0:
" O trabalho com PA é assim entendido como um processo complexo de indas e vindas entre o que eu penso que sei: o que me falta saber; o quê e onde buscar; que informações são importantes e o que elas ,e dizem: corroboram o que eu pensava saber, contradizem o que eu sabia, apontam novos aspectos nos quais eu não havia pensado, geram novas perguntas? ..."
Meus alunos estão fazendo muitas perguntas e, em muito querem ir ao computador para pesquisa,