29.11.06

Atividade02-Semana02

Discutindo a conceitualização de blogs pedagógicos.

Atividade Central: Ensino Fundamental.
Sou professora do 2º Ano do Ensino Fundamental;tenho uma turma de 27 alunos inteligentes, sendo 14 meninos e 13 meninas.Considero-me uma professora prática e que acredita no diálogo como um dos melhores instrumentos para tornar possível a aprendizagem; acomunicação com a informação é indispensável.
Apresentação da temática abordada: uso do blog na Educação e suas infinitas possibilidades; a disponibilidade do intercâmbio-complementar idéias.
Abordagem teórica sobre o tema:-Produções textuais-a serem descritas conforme experiências pessoais, ora complementando demais temas lidos. Matemática-para ler e após segundo diferentes temas, formar histórias matemáticas, fazendo gráficos,...Educação Artística-dramatizões de textos lidos, com diálogos a serem formados com ensaios,...
Desafios: assuntos variados para serem lidos e discutidos pelos alunos-informar-se e dialogar-assim, desenvolvendo o gosto de fazer as atividades que envolvam o raciocínio lógico e criatividade.Tudo isto do cotidiano e muito atualizado.
Sites de apoio.
www.revista nova escola.com.br
www.recreioline.com.br

27.11.06

esc09

Ensino, Ciência e Ideologia
Segundo o velho método bem conhecido, podemos dividir todo o domínio do conhecimento em três grandes seções.
A primeira abrange todas as ciências que se ocupam da natureza inanimada, que são tratadas matemáticamente:matemática, astronomia, mecânica, física e química.Poderíamos dizer que determinados resultados destas ciências são verdades eternas, e até definitivas em última análise.Mas isso está longe de ser verdade em relação a todos os resultados. Adeus estado virginal de legitimidade absoluta, de inatacável demonstração em que encontrava tudo o que era matemático! O caso é ainda pior no campo da astronomia e da mecânica, e na física e na química.
Abriu-se o reino das controvérsias e chegamos ao ponto em que a maior parte das pessoas utilizam o cálculo diferencial ou integral não por saberem o que fazer, mas sim por fé pura, porque até aqui os resultados foram sempre exatos.
A segunda classe de ciências é a que engloba o estudo dos organismos vivos;Neste domínio desenvolve-se tal diversidade de relações recíprocas e causalidades que não só cada questão resolvida suscita uma quantidade inumerável de novas questões, como também cada questão individual só pode ser resolvida ? por meio de uma série de pesquisas que exigem muitas vezes séculos.
O terceiro grupo de ciências, as ciências históricas, que estudam na sua sucessão histórica e no seu resultado presente as condições de vida dos homens, as relações sociais, as formas de Direito e do Estado com sua superestrutura ideal baseada na filosofia, na religião, na arte,...No domínio da história da Humanidade, a nossa ciência está ainda muito mais atrasada do que no domínio da biologia.
Ora, é digno de menção que seja precisamente neste domínio que encontramos com maior freqüência as verdades ditas eternas, as verdades definitivas em última análise. É o "nascimento do profeta", o dono das verdades eternas, a justiça eterna.Mas diga-se, como todos os profetas, não examinam nem apreciam as coisa de um ponto de vista científico e crítico.
Poderíamos mencionar ainda as ciências que estudam as leis do pensamento humano: a lógica e a dialética. Mas, também, aí as perspectivas não seriam melhores para as verdades eternas. A dialética propriamente dita, declara o Sr. Dühring, é um puro contra-senso e os numerosos livros que foram ou serão ainda serão escritos acerca da lógica provam suficentemente que aí as verdades definitivas em última análise estão muito mais disseminadas do que muitos julgam.

13.11.06

semana1-atividade2/ECS

http://www.gutierrez.pro.br/
http://vidadeprofesor.blogia.com/
http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
http://vamosblogarbr.blogspot.com/
http://quemfaz.blogspot.com/
http://proavirtualrs.pbwiki.com/
Meu nome é Carla Maus, e achei bastante interessante estas visitas, mesmo que foi de forma geral, nos blogs contendo textos informativos e ricos de conhecimento.Ao ler, fazer comentários, ... pude estar mais por dentro de informações gerais que nos dão a idéia de quanto é benéfico o mundo do diálogo, da troca de "pensamentos", estes, que podem alcançar rumos diferentes, sempre essenciais na futura formação de" nós mesmos ". Não foi possível abrir http://www.sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php/sergio-blog, pois a página não podia ser exibida.

esc08

Oi, meu nome é Carla Maus, meu email é carlanepead@yahoo.com.br ,desculpe o atraso estou enfim procurando os meus pares, vamos trabalhar?

10.11.06

atividade05weber

ESC 05- Os três tipos de dominação de Weber.
Há uma diferença entre os tipos de dominação, segundo Weber, que são três:
Dominação Legal: obedece-se não à pessoa em virtude de seu próprio direito, mas a regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e que medida se deve obedecer.
Dominação Tradicional: onde obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição; por fidelidade.
Dominação Carismática: obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional.
Max Weber acreditava que os juízos de valor são diferentes dos juízos científicos, uma vez que estes estão embasados na metodologia científica a partir do modelo da Ciência Social que é diferente da Ciência Natural e que se constitui como construção de tipos ideais.
Weber priorizou em seus estudos as relações de poder; e o poder é construído o tempo todo; para ele a educação é marcada pelo poder.
Para Weber, a medida que há uma aceitação das semelhanças e diferenças entre as pessoas na forma de pensar e agir, a partir de valores interiorizados, haverá o equilíbrio social.E, a comunicação é a base da interação social.